domingo, 2 de junho de 2013

Experiência de leitura por Rosangela Tufanetto

Olá pessoal,
 Criei o blog para participação no curso Melhor Gestão, Melhor Ensino. Pertenço ao grupo 7. Vou postar aqui a experiência de leitura relatada no fórum.
 Acredito que as pessoas que dizem não  gostar de ler, na verdade, não descobriram ainda o livro que as levará ao mundo paralelo e maravilhoso da leitura. Como somos heterogêneos, cada pessoa acaba gostando mais de um estilo que de outro. Eu, quando criança, ouvia muitas histórias de minha mãe e minha vó. Eram histórias desde os clássicos: Branca de neve e os sete anões, até causos acontecidos ou inventados. Tomei gosto pelas histórias. Entrei na escola aos 7 anos e meio, sem "pré-escola", pois naquela época ninguém nos dava nada, como hoje em dia. Sendo tudo tão caro, não pude ter acesso a esta etapa da educação. Bem, mas voltando, quando entrei na 1a. série, sabia ler e escrever razoavelmente, pois fui ensinada por minha mãe. Até uns 14 ou 15 anos, não tinha grande interesse pela leitura. Mas apaixonei-me por um primo (hoje meu esposo) que gostava de ler e que possuía livros, coisa que eu não tinha (vida difícil, sacrificada, muitos irmãos, pouco dinheiro). Peguei o primeiro livro emprestado (Assassinato no campo de golfe - Agatha Christie) e nunca mais parei de ler. Hoje, graças a Deus, tenho uma biblioteca significativa em casa. Na verdade são quatro, pois cada um (eu, esposo e filhas) tem a sua biblioteca particular. Minhas filhas também são grandes leitoras, mas a mais nova (22), estudante de psicologia, simplesmente devora livros e me indica vários. Foi este gosto pela leitura que me levou a estudar Letras e optar pela docência. Ao longo do meu trabalho, acabei plantando algumas sementinhas que deram belos frutos. Tenho alguns alunos no meu facebook que me mandam recadinho falando desse ou daquele livro que leu e que pensou em mim. Sinto-me grata por poder influenciar alguns, mesmo que poucos.

É isso, por enquanto.

7 comentários:

  1. Bem vindas ao nosso blog. Vamos participar?

    ResponderExcluir
  2. Colegas cursistas, leiam nosso blog e comente-o.
    Abraços.

    ResponderExcluir


  3. Seguindo as orientações da nossa tutora do curso Melhor Gestão, Melhor ensino. Postamos aqui, eu e a colega Rose Gotha, as atividades elaboradas no encontro presencial. Os textos estudados foram: "Pausa", "O beijo" e "Avestruz". Seguem nossos trabalhos:

    ResponderExcluir
  4. Que bom que você aprendeu a postar, ao invés de postar todo o conteúdo nos comentários, né?

    Gostei bastante do seu depoimento sobre leitura. É realmente mágico! Que você continue sendo sempre essa inspiração maravilhosa para os seus alunos, assim como o foi para mim.

    Beijos, te amo!

    ResponderExcluir
  5. Colega Rosangela,seu poema é lindo. Entendo muito bem o que você sente, pois perdi minhas queridas: avó em 20.12.2010 e minha mãe em 08.07.2011. Em tão pouco tempo parece que tiraram parte de mim.
    Não é fácil!!!
    As belas lições de vida,e os ensinamentos que me passaram são os meus aliados de força para continuar minha jornada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, Rose. Muito bom poder contar com você nessa jornada.

      Excluir
  6. Reorganizando o blog... para excluir o Cebolinha...rsrs

    ResponderExcluir