quinta-feira, 13 de junho de 2013

Experiência de Leitura por Rose Gotha


Quem não gosta de viajar pela leitura, até mesmo sem rumo ou sem intenção, não sabe o que é bom. É exercício para nosso corpo e imaginação.
Deparei-me com a leitura aos seis anos e meio, antes de entrar na escola. Minha querida avó, recordo-me claramente, auxiliando-me com a junção de letrinhas e a pronúncia das primeiras palavrinhas: Vovô, vovó , casa, amor.
Quando ingressei na 1ª série já sabia ler algumas palavras, graças a minha avó, muito paciente. Tive o contato com a minha primeira cartilha “Caminho Suave”, adorava as imagens, cores e letras da mesma, tudo me encantava. Fui em frente, sempre com minha avó apoiando-me, pois meus pais eram mais nervosos. Esta avó tão maravilhosa contava-me histórias e contos de fada toda noite, antes de dormir.
Com o passar dos dias, sinto que o incentivo de dona Angelina me encaminhou ao mundo encantado e maravilhoso da leitura e escrita, pois desde criança adoro ler.
Infelizmente minha avó não está mais perto de mim, mas onde quer que esteja, com certeza estará orgulhosa da leitora que galga pela socialização do conhecimento. 
Aos 14 anos li “A Ilha Perdida”, entre outros, mas incrível apaixonei-me pela “Enciclopédia Barsa” de meus pais, pelas figuras, imagens coloridas e muita informação. Lembro que meu pai comprou a mesma com muita dificuldade, pois as finanças eram curtas.
Eu usava a enciclopédia para realizar os trabalhos escolares e por conta própria ampliava meus conhecimentos e curiosidades. Quando não compreendia o assunto lido discutíamos eu e meus avós.
Graças a tanto incentivo familiar, ingressei em letras. Amo ler. 
Formei-me e ingressei na educação. Se não bastasse, conheci um homem maravilhoso há 12 anos, que também é professor, de matemática, e também adora ler. 
Juntos, leitura para nós é cultura, emoção, vida, atualização. É um processo de participação divina na sociedade.
Em suma, diariamente agradeço a Deus por ser professora, e peço-lhe saúde para poder continuar incentivando meus alunos à leitura, pois sonho em vê-los mergulhados nesta aventura. 

Um comentário:

  1. Muito legal a experiência dela. Através desses depoimentos a gente comprova o papel importantíssimo que a família tem na educação da criança, ao incentivá-la e instigá-la a conhecer e estudar mais. Seria muito legal que as escolas e famílias tivessem mais essa percepção e trabalhassem de forma mais integrada com as crianças.

    Beijos

    ResponderExcluir