É difícil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na volta da escola. E sabem com quem? Com o Cultura Inútil! Pode? Até que foi legal. Nem eu nem ele sabíamos exatamente o que era “o beijo”. Só de filme. Estávamos virgens nesse assunto, e morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi assim...
Não sei se numa aula de Biologia ou de Química, o Culta tinha me mandado um dos seus milhares de bilhetinhos:
“Você é a glicose do meu metabolismo.
Te amo muito!
Paracelso”
E assinou com uma letrinha miúda: Paracelso. Paracelso era outro apelido dele. Assinou com letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto maternal, coisas de mulher...E também não sei por que: resolvi dar uma chance pra ele, mesmo sem saber que tipo de lance ia rolar.
No dia seguinte, depois do inglês, pediu pra me acompanhar até em casa. No ônibus, veio com o seguinte papo:
- Um beijo pode deixar a gente exausto, sabia? - Fiz cara de desentendida.
Mas ele continuou:
- Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de 12 calorias e acelera o coração de 70 para 150 batidas por minuto. - Aí ele tomou coragem e pegou na minha mão. Mas continuou salivando seus perdigotos:
- A gente também gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de água; 0,7 mg de albumina; 0,18 g de substâncias orgânica; 0,711 mg de matérias graxas; 0,45 mg de sais e pelo menos 250 bactérias...
Aí o bactéria falante aproximou o rosto do meu e, tremendo, tirou seus óculos, tirou os meus, e ficamos nos olhando, de pertinho. O bastante para que eu descobrisse que, sem os óculos, seus olhos eram bonitos e expressivos, azuis e brilhantes. E achei gostoso aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente. Ele beijou a pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti sua respiração ofegante. Seus lábios tocaram os meus. Primeiro de leve, depois com mais força, e então nos abraçamos de bocas coladas, por alguns segundos.
E de repente o ônibus já havia chegado no ponto final e já tínhamos transposto , juntos, o abismo do primeiro beijo.
Desci, cheguei em casa, nos beijamos de novo no portão do prédio, e aí ficamos apaixonados por várias semanas. Até que o mundo rolou, as luas vieram e voltaram, o tempo se esqueceu do tempo, as contas de telefone aumentaram, depois diminuíram...e foi ficando nisso. Normal. Que nem meu primeiro beijo. Mas foi inesquecível!
BARRETO, Antonio. Meu primeiro beijo. Balada do primeiro amor. São Paulo: FTD, 1977. p. 134-6.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
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A situação de aprendizagem
desenvolvida no encontro presencial teve como objetivo planejar as estratégias
para aplicação do texto “Meu primeiro beijo” de Antônio
Barreto. Este desenvolvimento deu-se em 11 momentos. Iniciando-se com a roda de
conversa até a criação de um blog, permitindo com isto a criação de um espaço
dinâmico, criativo, instigante e interativo entre alunos e o professor.
E suma, observei que a aplicação destas atividades
durante a realização do plano vem de encontro com as contribuições dadas por
Vinson &Privat e Joaquim Dolz onde eles mencionam a importância das
interações do aprendiz com a leitura- escrita e as propriedades culturais do
texto onde este aprende interagindo com “os camaradas” e com a posterior
intervenção do professor.
Plano
de aula
Público
Alvo: 8ª série (9º
ano)
Tempo
previsto: 6 a
8 aulas
Conteúdo e Tema
.
Linguagem utilizada.
.
Enquete: a importância do beijo para o jovem.
.
Imagens, músicas, vídeos, crônicas e contos.
Competências
e Habilidades
.
Diferenciação de gêneros textuais
.
Sentido conotativo/denotativo texto
.
Visão/ expectativa do jovem em relação ao beijo
.
Reflexão (Discussão)
Estratégias
.
Interação através da leitura compartilhada, de imagem, debate, pesquisa,
depoimento de seu primeiro beijo.
Recurso
. Imagens, livros didáticos,
revistas, música (Marisa Monte), cultura do beijo.
Avaliação
Produção artigo de opinião, confecção
de um blog.
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1º momento (Levantamento de
hipóteses- Roda de conversa com os alunos/ conhecimento prévio)
Partindo somente da leitura do título do texto,
questiona-se:
.
Qual será o assunto abordado no texto?
.
O que possivelmente o texto sugerirá?
.
Você já beijou?
.
Já foi beijado?
.
Quando? Por quem?
.
Como foi a experiência?
.
Quais sentimentos lhe invadiram a mente?
.Foi
do jeito de você esperava?
.
O que se espera do primeiro beijo?
.
Você conhece o autor?
2º
momento
Apresentação
da biografia do autor (Leitura efetuada pelo professor)
Comentários:
vida e as características utilizadas pelo autor em sua obra.
3º
momento (Estudo do texto)
Leitura
compartilhada do texto
4º
momento (Estudo do texto)
Divisão
da sala em grupos para aquisição de vocábulos não conhecidos.
5º
Momento (fatores relevantes para debate)
Localização de informações e comparações
(Elementos da narrativa)
Quem
é o narrador?
Quais
são os personagens?
O
que aconteceu?
Quando?
Onde?
Clímax
Conclusão
Como
foi a experiência da narradora personagem?
6º
momento (estudo do texto – opinião pessoal)
Depoimento
de cada aluno presente, quanto ao seu primeiro beijo.
7º
momento (estudo do texto quanto à intertextualidade)
Pesquisa
de músicas, pinturas, teatros, redes sociais, entrevistas, revistas.
8º
momento (interação)
Apresentação
das coletas do 7º momento
9º
momento
Produção
de um artigo de opinião.
Leitura
compartilhada do artigo de opinião confeccionado.
10
º momento (Reflexão)
Enquete:
Pós- leitura
.O
título foi adequado?
.Como
o autor induziu nossa expectativa quanto ao beijo?
.
O tema foi interessante?
11º
momento
Criação
de um blog para publicação dos trabalhos concluídos.
Bonitinho o texto, gostei das descrições biológicas do que acontece durante o beijo, mas ele podia ter explorado mais as psicológicas, né?
ResponderExcluirbeijos